Introdução à estatística
A estatística, além de ser uma área da matemática, é também uma ciência exata que tem como principal objetivo fornecer subsídios para se coletar, analisar, organizar, resumir e apresentar dados. Esses dados podem ser dos mais variados, tais como: alunos de uma escola, população brasileira, principais cores de um grupo de alunos, etc. É a ciência que estuda a probabilidade. Sempre que você ouvir: qual a probabilidade de tal fato ocorrer, pode associar o número a uma análise estatística.
A estatística é tão importante para de analisar dados, que também virou uma profissão: a estatística. Hoje, as principais faculdades públicas tais como Unicamp, Usp, Ufscar, etc. possuem um curso de graduação em Estatística.
O que faz um estatístico?
Segundo o site do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC) da Unicamp, o profissional da área de estatística poderá coletar analisar e interpretar informações estatísticas referentes ao setores de saúde, econômico, financeiro, agrícola, industrial, científico, biológico e social, entre outras atividades que você pode acessar em http://www.ime.unicamp.br/~webgrad/estatistica/. Nesse site é possível acessar as matérias e algumas curiosidades a respeito do curso.
As primeiras aplicações da estatística que se conhecem estavam voltadas para as necessidades do Estado tais como: censos demográficos, econômicos e administração pública. E os primeiros dados foram apresentados na Inglaterra, no século 17, e chamada de Aritmética Política, evoluindo para o que chamamos hoje de demografia.
E nós, o que aprenderemos da estatística? Aprenderemos os principais conceitos básicos: