A pecuária e a carne bovina
A carne bovina é um alimento muito comum entre os brasileiros. É claro que existem os vegetarianos, mas a maioria da população é, efetivamente, consumidora de carne. E não cabe a nós, aqui, dar um veredicto sobre qual é o hábito alimentar mais saudável. Nosso propósito é mostrar como a pecuária foi fundamental para o desenvolvimento do nosso país.
Durante grande parte do período colonial, nós ocupamos quase exclusivamente a faixa litorânea de nosso território. Eram essas as terras ocupadas pelo cultivo da cana, nosso principal produto de exportação. Desde o início, a criação de gado foi importante para a agricultura de cana, pois além de ser utilizado para mover muitas moendas, o transporte das mercadorias geralmente era feito no lombo de bois.
No entanto, chegou um momento em que os interesses de Portugal fizeram com que se proibisse a criação de gado nas mesmas terras onde se plantava cana. Em 1701, uma Carta Régia vinda de Portugal proibiu a criação de gado em nosso litoral. O objetivo era deixar as melhores terras para o cultivo da cana.
Com isso, a criação de gado foi empurrada para o interior do nosso país, território até então pouco conhecido e explorado.
Com o tempo, as fazendas de criação foram se expandindo e o território brasileiro sendo cada vez mais ocupado. A pecuária foi, junto com as bandeiras, uma das principais atividades de alargamento das fronteiras do país para o interior.