Massagem, uma técnica milenar
O termo massagem vem da palavra francesa "masser", que significa "amassar". Sua origem não é bem documentada, mas sabe-se que a massagem é praticada pelos orientais há pelo menos 5.000 anos. Para se ter uma ideia da popularidade dessa técnica desde a Antiguidade, podemos citar um documento de Hipócrates, do séc. V a.C., que diz: "...para se gozar de boa saúde, é preciso tomar um banho perfumado e fazer uma massagem com óleos todos os dias". Já deu para perceber o quanto essa técnica corporal é antiga e difundida no mundo, não é mesmo?
A massagem se iniciou com o uso das mãos como ferramenta para manipulação corporal, mas, atualmente, há diferentes acessórios para essa prática, incluindo máquinas elétricas, ou mecânicas, que estimulam o corpo de diferentes formas, de acordo com o objetivo da massagem.
Há, basicamente, quatro grandes grupos diferentes de massagem:
- Terapêutica: Tratamento de dores e/ou disfunções
- Preventiva: Relaxamento
- Desportiva: Aquecimento, relaxamento.
- Estética: Modelagem
Apesar disso, as técnicas de massagem são muitas e de diferentes regiões do mundo.
Pode-se buscar, através da massagem, tanto o relaxamento, como a estimulação do indivíduo massageado. A diferença entre as duas consequências vem da técnica utilizada e da forma como ela é aplicada. Massagens relaxantes são feitas com movimentos mais lentos e suaves, enquanto que as massagens energizantes possuem movimentos rápidos e fortes. Em ambos os casos, no entanto, a massagem provoca melhorias nos sistemas circulatório, muscular, nervoso, digestório e renal.
Em geral, os benefícios relacionados à massagem são:
- Aumento do tônus muscular
- Melhora da circulação sanguínea
- Fortalecimento do sistema imunológico
- Diminuição da tensão e da ansiedade
- Aumento na sensação de bem-estar
Apesar de ser uma técnica que colabora muito para o desenvolvimento e para a manutenção da nossa saúde, a massagem não deve ser feita em alguns casos ou locais específicos. São eles:
- Região corporal lesionada ou inflamada
- Cartilagens articulares em crianças
- Articulações lesionadas
- Calos ósseos
- Ventre de gestantes
- Massagem com estômago ou bexiga cheios.
Ficou com vontade de receber uma massagem? Procure um massoterapeuta na sua cidade, ou ainda, faça uma proposta de "troca de massagens" para um de seus colegas ou familiares. Mesmo sem técnicas específicas, o amassamento e a manipulação corporal são bastante prazerosos e relaxantes. Você, com certeza, não irá se arrepender.