A polícia espanhola nas redes sociais hipster ou mainstream?
Hoje em dia é muito comum, entre os jovens e os mais antenados, compartilhar suas experiências e opiniões nas redes sociais. Ver o que os amigos estão fazendo, opinar sobre os fatos que acontecem no dia a dia, saber as últimas notícias, bisbilhotar o que o outro fez ou ver o que há de novidade em moda ou comportamento são algumas das atividades que os usuários das redes sociais na Internet realizam quando estão conectados. Nesse mundo com tantas informações, a necessidade de ser diferente em meio a tantos hábitos massificados ajudou a popularizar duas expressões, hipster e mainstream.
O hipster é aquele que não se identifica com a cultura de massa, a comum - o mainstream. Vê-se pertencente a uma subcultura, apreciador de música independente, além de posturas que rejeitam a cultura de massa. De estilo alternativo, também curte filmes fora do circuito comercial, adota um estilo de vida diferente da massa, que se reflete não somente no seu modo de vestir-se, mas também no seu modo de ser.
Publicações que satirizam ou valorizam o hipster e o mainstream são muito comuns e populares nas redes sociais, abarcando muitos seguidores. Entretanto, na semana passada, uma publicação do Twitter oficial da Polícia da Espanha (Policía Nacional de España) chamou muito atenção entre os seus seguidores, que repercutiu em todas as redes sociais na Espanha.
Além de ser uma página oficial que apresenta informações importantes sobre segurança, ao dar dicas e informações sobre ocorrências policiais, além de ser mais um canal de comunicação com a população, em caso de emergência, a página @policia, com mais de 300 mil seguidores, inovou na semana passada ao publicar um tuíte (como é conhecida a publicação de 140 caracteres nessa rede social) em que dava uma dica aos hipsters, com vários termos fora do mainstream: “Eres hipster o de otra tribu o tendencia urbana y lo cuentas online. Pero no muestres toda tu intimidad. La privacidad prima sobre lo trendy”.
Em uma tradução livre e próxima ao tom de informalidade do tuíte, sobretudo à restrição de 140 caracteres, que dificulta a pontuação: “Se você é hipster ou de outra tribo ou tendência urbana, e fala sobre isso online. Mas não mostre sua intimidade. A privacidade é mais importante que o trendy [sobre o que está na moda falar no Twitter]”.
Chama a atenção, primeiramente, o uso de palavras em inglês, prática que é muito criticada pelos espanhóis, mas que é muito comum no Twitter e em outras redes sociais, principalmente pelos jovens. Com a repercussão desse tuíte inusitado, algo inédito na página da instituição, houve elogios, piadas e críticas desse estilo informal, incomum nas instituições públicas. Teria sido hipster a postura da polícia com esse modelo de comunicação ou seria uma forma de fazer parte do mainstream das redes sociais?
Hoje em dia é muito comum, entre os jovens e os mais antenados, compartilhar suas experiências e opiniões nas redes sociais. Ver o que os amigos estão fazendo, opinar sobre os fatos que acontecem no dia a dia, saber as últimas notícias, bisbilhotar o que o outro fez ou ver o que há de novidade em moda ou comportamento são algumas das atividades que os usuários das redes sociais na Internet realizam quando estão conectados. Nesse mundo com tantas informações, a necessidade de ser diferente em meio a tantos hábitos massificados ajudou a popularizar duas expressões, hipster e mainstream.
O hipster é aquele que não se identifica com a cultura de massa, a comum - o mainstream. Vê-se pertencente a uma subcultura, apreciador de música independente, além de posturas que rejeitam a cultura de massa. De estilo alternativo, também curte filmes fora do circuito comercial, adota um estilo de vida diferente da massa, que se reflete não somente no seu modo de vestir-se, mas também no seu modo de ser.
Página oficial da Polícia Nacional da Espanha no Twitter (@policia)
Publicações que satirizam ou valorizam o hipster e o mainstream são muito comuns e populares nas redes sociais, abarcando muitos seguidores. Entretanto, na semana passada, uma publicação do Twitter oficial da Polícia da Espanha (Policía Nacional de España) chamou muito atenção entre os seus seguidores, que repercutiu em todas as redes sociais na Espanha.
Além de ser uma página oficial que apresenta informações importantes sobre segurança, ao dar dicas e informações sobre ocorrências policiais, além de ser mais um canal de comunicação com a população, em caso de emergência, a página @policia, com mais de 300 mil seguidores, inovou na semana passada ao publicar um tuíte (como é conhecida a publicação de 140 caracteres nessa rede social) em que dava uma dica aos hipsters, com vários termos fora do mainstream: “Eres hipster o de otra tribu o tendencia urbana y lo cuentas online. Pero no muestres toda tu intimidad. La privacidad prima sobre lo trendy”.
Em uma tradução livre e próxima ao tom de informalidade do tuíte, sobretudo à restrição de 140 caracteres, que dificulta a pontuação: “Se você é hipster ou de outra tribo ou tendência urbana, e fala sobre isso online. Mas não mostre sua intimidade. A privacidade é mais importante que o trendy [sobre o que está na moda falar no Twitter]”.
Chama a atenção, primeiramente, o uso de palavras em inglês, prática que é muito criticada pelos espanhóis, mas que é muito comum no Twitter e em outras redes sociais, principalmente pelos jovens. Com a repercussão desse tuíte inusitado, algo inédito na página da instituição, houve elogios, piadas e críticas desse estilo informal, incomum nas instituições públicas. Teria sido hipster a postura da polícia com esse modelo de comunicação ou seria uma forma de fazer parte do mainstream das redes sociais?