Linus Pauling: um cientista brilhante!
Dos químicos contemporâneos, talvez o mais importante seja Linus Pauling. Este brilhante cientista dedicou a vida à Química, e ao contrário de muitos cientistas e artistas que só foram reconhecidos depois de mortos, ele teve “glamour” enquanto vivo.
Linus Carl Pauling nasceu nos Estados Unidos em 1901 e morreu há onze anos, em 1994. O pai de Linus era farmacêutico, por isto desde pequeno ele manipulava substâncias. Mais tarde, se formou em engenharia química e na década de 1920 estudou com grandes cientistas, dos quais sofreu uma forte influência.
Além de químico, lutava pela paz e se dedicou para o bem da humanidade. Devido às suas descobertas científicas, ele ganhou dois prêmios Nobel, ambos sozinho: um em 1954 e o outro em 1962. Este feito já comprova sua grandiosidade enquanto cientista, já que foi o único a conseguir este mérito.
Dentre os pesquisadores que eram amigos de Pauling podemos citar Sommerfeld, Schrödinger e Bohr, que ficaram conhecidos pelos seus feitos na área da química e da física quântica.
Linus publicou cerca de 350 trabalhos que englobam diversas áreas do conhecimento, atuando de maneira interdisciplinar. Estudando quântica, descobriu princípios que o ajudaram a compreender as ligações químicas e a estrutura das moléculas. Ele publicou uma obra chamada de "A natureza das ligações químicas", onde discute sua teoria. Esta obra é uma das mais importantes de Pauling, que além da química, trabalhou com biologia molecular, biotecnologia e genética. Nestas áreas, seu trabalho também era bastante respeitado.
Ele tinha uma verdadeira adoração pela vitamina C! Inclusive foi ele quem começou uma campanha, até hoje muito forte, de que esta vitamina é boa para gripe.
Ele tomou cerca de um grama de vitamina C por dia até a sua morte. É importante ressaltar que ele morreu aos 93 anos!
Pauling acreditava que a vitamina C contribuía para melhorar sua qualidade de vida, retardava o envelhecimento e até chegou a dizer que ela poderia curar o câncer. Muitos acreditam que ele estava certo, seguem seu conselho e ingerem esta vitamina diariamente. Mas não há nada comprovado.
Linus também se envolvia frequentemente com questões polêmicas e chegou a sofrer forte pressão dos setores conservadores da sociedade norte-americana. Tudo porque era pacifista. Dessa forma, sempre tomou posição contrária à guerra, às armas nucleares, ao preconceito e a todas as coisas que levavam os seres humanos a sofrer. Deveriam existir mais homens como Linus Carl Pauling!