Cuba
As opiniões sobre Cuba, sua revolução e seu sistema de governo podem ser diversas e polêmicas. Mas um fato é indiscutível: a ilha se tornou símbolo de resistência ao poderio norte-americano, protagonizando uma história de mais de 40 anos. Veja os últimos eventos desse processo...
No fim do mês passado, a Assembleia Geral da ONU adotou, por maioria, uma resolução que pedia aos Estados Unidos que acabassem imediatamente com o embargo econômico, comercial e financeiro que, desde 1960, impõem a Cuba.
Este é o terceiro ano consecutivo que a ONU adota uma postura contra o embargo a Cuba e denuncia as consequências de medidas como a lei Helms-Burton.
Na mesma época desse pronunciamento da ONU, Fidel Castro proibiu o uso de dólares no comércio cubano e substituiu a moeda americana pelo peso conversível. Tal decisão foi uma resposta à pressão dos EUA em relação a Cuba e também ao impedimento de depósitos de dólares (obtidos em seu próprio território) feitos pela ilha em bancos estrangeiros.
O contexto atual de Cuba, onde acontece mais essa querela entre a ilha e os EUA, não é nada bom...
O país passa por uma séria crise no setor energético, que está afetando a economia e provocando apagões.
O Brasil prometeu ajuda ao povo cubano: o presidente Lula informou a Fidel Castro que a ministra brasileira de Minas e Energia, Dilma Rousseff, vai à Venezuela levar uma proposta de apoio para a área energética de Cuba. A ministra afirmou que é possível desenvolver um projeto para a ilha de uma produção sustentável de energia: Cuba é um grande produtor de açúcar, e como o seu consumo de energia é muito pequeno, Fidel poderia pensar em criar usinas de biomassa à base de bagaços de cana-de-açúcar, utilizando-se, obviamente, de tecnologia brasileira.
O que será que os EUA vão achar?