Seu cérebro, seus mistérios
Você sabia que o nosso cérebro tem um bug? O exercício mental abaixo vai revela-lo! Antes de mais nada, você sabe o que é um bug?
Esta palavra designa insetos , bichos e micróbios em geral, mas o seu significado mais conhecido está ligado a erros em programas de computador. Quem não se lembra do bug do ano 2000?
Aqui vai um pequeno exercício de cálculo mental. Este cálculo deve se fazer mentalmente (e rapidamente), sem utilizar calculadora nem papel e caneta. Mais atenção, não vale roubar, nem trapacear, nem espiar a resposta antes da hora. Vamos lá, seja honesto com seu cérebro pelo menos uma vez...
- Tens 1000, acrescenta-lhe 40.
- Acrescenta mais 1000.
- Acrescenta mais 30 e novamente 1000.
- Acrescenta 20.
- Acrescenta 1000 e ainda 10.
- Qual é o total?
Confira a resposta ao lado !
Sua resposta é 5000 ? Parabéns, você foi mais um que errou a conta!!!
Volte e refaça a conta. A resposta certa é 4100 ! Se não acreditar, verifique com a calculadora. Mas por que será que você errou a conta?
O que acontece é que, quando trabalhamos com somas de números, geralmente expressos na sequência decimal (milhar, centena, dezena e unidade), nosso cérebro fica confuso, saltando naturalmente para a mais alta decimal (centenas em vez de dezenas). Assim, nosso cérebro encontra o valor de 5000 para a conta, e não 4100! O pior é que você vai refazer a conta, e agora que já sabe o resultado, vai chegar aos 4100 e não saberá como achou 5000 antes!
Agora, se você não errou a conta (o que é difícil), parabéns de verdade! Deste bug, pelo menos, você está livre!