Desemprego e aposentadoria
Na última semana os jornais de todo o país noticiaram a aposentadoria e o desemprego de dois grandes craques de nosso futebol. Alegando insatisfação em estar no banco de reserva, o pentacampeão Rivaldo pediu a rescisão de seu contrato com o Milan (Itália). Já o goleiro tetracampeão Taffarel resolveu “pendurar as chuteiras” ou melhor, as luvas, anunciando sua aposentadoria.
Já que o assunto é esporte, aí vai uma questão: você sabe por que cada esporte tem bolas de ftamanho e material diferentes? Chutes a gol, cortadas espetaculares, cestas diretas e raquetadas firmes, fazem os torcedores vibrarem em jogos como o futebol, vôlei, basquete e tênis.
A eficiência dessas jogadas dependem primeiramente do formato da bola. Isso mesmo, de que adiantaria um az dos gramados se a bola fosse, por exemplo, quadrada? Tudo isso porque a bola (esfera) é a única forma geométrica que pode ser rolada em qualquer direção, movimentando-se com facilidade. Além disso, a bola é ideal para se jogar a maioria dos esportes por não precisarmos escolher o lugar certo para bater. Isso acontece devido a simetria de sua forma.
As bolas também devem ter tamanho e material apropriado para cada esporte. Um bom exemplo é compararmos a bola de basquete à bola de pingue-pongue. Elas são bastante distintas, tanto em tamanho quanto em material, uma é leve e pequena para que se possa acertá-la com uma pequena raquete, já a outra deve ser grande e pesada, contendo pequenos pinos que servem para impedir que a mão do jogador escorregue.
Um joguinho de “brincadeira” com uma bola meio murcha, ou até mesmo uma bola de meia ou papel, é aceitável e na maioria das vezes divertido, mas imagine então um jogo profissional de tênis com uma bola de basquete ou vice-versa. Desastre na certa!
Nem pense em descartar as bolas utilizadas em suas horas de descontração, pois mesmo que elas não sejam geometricamente perfeitas, podem proporcionar muita diversão! E lembre-se: no Brasil, muitos craques que hoje estão consagrados ou até mesmo “pendurando as chuteiras” tiveram origens humildes e alguma vez já jogaram com uma bolinha improvisada.
E para encerrar, Rivaldo aceitou a proposta de Milan para continuar no clube até o final do ano e o goleiro Taffarel, não quis saber de festa, pelo menos oficial, para comemorar sua aposentadoria e despedir-se da seleção brasileira.