Roma Antiga: a origem histórica da cidade de Roma
A cidade de Roma situa-se na península itálica (atual Itália), que foi habitada por diversos povos durante a Antiguidade. Dentre eles, os principais teriam sido: os italiotas, que povoaram a região central da península por volta do ano 2000 a.C.; os etruscos, que se estabeleceram no norte da península entre os anos 1200 a.C. e 700 a.C.; os gregos, que passaram a ocupar a região sul da península e uma porção da Sicília a partir da segunda diáspora grega, também em meados do século VIII a.C.; e, na mesma época, os cartaginenses ocuparam as ilhas de Córsega, Sardenha e uma porção da Sicília
Aqui no Portal Educacional Clickideia, você já teve a oportunidade de conhecer a península itálica e os principais povos que a ocuparam a partir do século XX a.C.. Tendo sido a capital política e administrativa de grande parte do mundo conhecido entre os séculos VI a.C. e IV d.C., a cidade de Roma situa-se na península itálica (atual Itália), que foi habitada por diversos povos durante a Antiguidade. Dentre eles, os principais teriam sido: os italiotas, que povoaram a região central da península por volta do ano 2000 a.C.; os etruscos, que se estabeleceram no norte da península entre os anos 1200 a.C. e 700 a.C.; os gregos, que passaram a ocupar a região sul da península e uma porção da Sicília a partir da segunda diáspora grega, também em meados do século VIII a.C.; na mesma época, os cartaginenses ocuparam as ilhas de Córsega, Sardenha e uma porção da Sicília. Agora, prepare-se para entender como a interação entre esses povos propiciou a fundação da cidade de Roma.
Pesquisadores afirmam que Roma surgiu por volta do século VIII a.C., numa região pantanosa conhecida como “Lácio”, que é atravessada pelo rio Tibre. Os responsáveis pela fundação da cidade teriam sido os latinos, um conjunto de povos indo-europeus que haviam estabelecido pequenos povoamentos na região desde o segundo milênio antes de Cristo. Esses grupos se mantinham unidos por conta da origem, religião e costumes comuns, mas não apenas isso. Especula-se que a união desses povos visava à defesa dos habitantes da área central da península itálica, sobretudo contra invasores etruscos. A luta pelo domínio do local talvez fosse o principal motivo de coesão entre esses povos. O resultado dessa luta teria sido a fundação da cidade de Roma, erguida numa posição estratégica para o controle das rotas comerciais que passavam pelo vale do Tibre, por onde eram negociados produtos como o sal.
No século VII a.C., a região foi ocupada pelos etruscos, um povo sobre o qual se sabe muito pouco, mas que, provavelmente, estava interessado em controlar as rotas comerciais que passavam pelo Tibre. Assim, os etruscos estenderam seus domínios sobre áreas que, até então, eram controladas por latinos e gregos. As cidades conquistadas pelos etruscos constituíam uma espécie de liga. Os habitantes dessas cidades viviam da pecuária, agricultura, extração mineral de ferro e cobre, artesanato e, principalmente, do comércio. Os etruscos eram hábeis navegadores, fato que lhes possibilitou estabelecer um intenso intercâmbio comercial com fenícios e cartaginenses, mas também com os gregos. O contato com os gregos, aliás, foi determinante para a formação da cultura romana. O principal intercâmbio entre gregos e romanos aconteceu na Magna Grécia (região de colônias gregas na Sicília e parte da península itálica), bem como na Ásia Menor. Desse intercâmbio resultou que a cultura etrusca foi muito influenciada pelos costumes, religião e pensamento grego. Como os etruscos haviam dominado os povoados latinos da península itálica, a influência grega também se fez sentir entre esses povos. Uma das mais importantes influências dos gregos sobre os romanos diz respeito à organização social urbana. Os gregos viviam em cidades, as póleis. E, de certo modo, essa tradição foi assimilada pelos etruscos, que deram a Roma os contornos de uma cidade, que, em pouco tempo, se expandiu sobre os territórios das demais comunidades latinas situadas na planície do Lácio.
ATENÇÃO: se você quer entender como funcionava a organização política de Roma nessa época, mantenha em dia seus estudos aqui no Portal Educacional Clickideia e leia nossa página especial sobre o assunto.